Home>Cursos>Física Médica y Radiología>São Paulo>Curso Básico de Ultrasonografía - São Paulo - Brasil
 

Curso Básico de Ultrasonografía

Método: Presencial
Lugar:
Tipo: Cursos
Loading...

Solicita información sin compromiso
FATESA/EURP – Faculdade de Tecnologia em Saúde

Curso Básico de Ultrasonografía - São Paulo - Brasil

Nombre
Apellidos
Teléfono
Teléfono Fijo [Indicativo ciudad + nº]. Ej. 12466666 (Bogotá) / Celular [nº celular sin indicativo]. Ej. 3002822222
 
 
 
 
Otro teléfono
Teléfono Fijo [Indicativo ciudad + nº]. Ej. 12466666 (Bogotá) / Celular [nº celular sin indicativo]. Ej. 3002822222
 
 
 
 
E-Mail
Departamento
Ciudad
Mi documento es
Documento
Para enviar la solicitud debes aceptar la política de privacidad
* Campos obligatorios

En breve un responsable de FATESA/EURP – Faculdade de Tecnologia em Saúde, se pondrá en contacto contigo para informarte.
Por favor, rellena todos los campos correctamente
Curso Básico de Ultrasonografía - São Paulo - Brasil Comentarios sobre Curso Básico de Ultrasonografía - São Paulo - Brasil
Contenido:
CURSO DE ULTRASSONOGRAFIA BÁSICO GERAL

PRÉ-REQUISITO:
O requisito necessário para realizar o Curso Básico é que seja médico, independente da especialidade.

A ESPECIALIDADE DE ULTRASSONOGRAFIA:

Embora a ultrassonografia tenha sido introduzida no Brasil há mais de duas décadas, ainda é considerada nova. Muitas cidades ainda não dispõem do método ou a têm exercido em condições precárias por falta de pessoal qualificado.
A Ultrassonografia é um método indispensável no arsenal diagnóstico na prática médica diária. Ela é tão importante como um laboratório de análises clínicas ou um serviço de radiologia de bom padrão. A obstetrícia foi à especialidade que mais se beneficiou da ultrassonografia, e não mais se admite um pré-natal sem pelo menos dois exames ecográficos. As indicações vão desde o diagnóstico de gravidez na quarta semana até o puerpério, passando pelo diagnóstico e acompanhamento das complicações do primeiro trimestre, tais como: ameaça de abortamento, abortamento inevitável, moléstia trofoblástica, prenhez ectópica, tumores uterinos e anexias na gestação, localização de DIU e prenhez múltipla. No segundo e terceiro trimestres permite o diagnóstico e/ou acompanhamento da localização e textura placentárias, volume de líquido amniótico, malformações fetais, monitorização do crescimento fetal e amniocentese dirigida. No puerpério permite acompanhar a involução uterina e o diagnóstico de restos placentários, hematomas, coleções, etc.

Em ginecologia, permite o estudo da bexiga, vagina, útero (miométrio e endométrio), ovários e estruturas pélvicas auxiliando diagnóstico de malformações, processos inflamatórios e infecciosos, endometriose, tumores e coleções, tendo substituído quase completamente os procedimentos radiológicos.
O mesmo aconteceu no abdome superior, onde compete inclusive com a tomografia computadorizada e ressonância magnética permite o estudo do fígado, vias biliares, pâncreas, rins, baço e grandes vasos, por ser um método não invasivo e de menor custo. Permite ainda a direção da punção biópsia em virtualmente qualquer órgão ou coleção abdominal.

Durante o treinamento são amplamente discutidas as inúmeras aplicações do método no abdome superior, obstetrícia, ginecologia e mastologia, assim como informações da configuração do equipamento que mais seja adequado para o seu serviço. São apresentados também os novos avanços da ultra-sonografia, nas áreas endovaginal, mama, uso do método Doppler, músculo-esquelético, pequenas partes e o tridimensional.

CURSO BÁSICO:

O nosso Curso Básico de Ultrassonografia vem sendo desenvolvido há mais de vinte anos tornando-se a referência inicial da maioria dos ultra-sonografistas do Brasil e até de alguns países da América Latina. É o resultado de anos de aperfeiçoamento de um modelo americano, culminando em uma fórmula perfeitamente adaptada às condições e costumes nacionais, permitindo o mais alto grau de aproveitamento do médico interessado em se iniciar na especialidade. É válido ressaltar, que o curso é dividido em módulos que podem ser feitos individualmente de acordo com as necessidades, podendo o aluno optar em realizar o curso básico geral ou o curso básico modulado.

Curso Básico de GO – (2 semanas)

Módulos I e II :  Princípios físicos I – Histórico da FATESA/EURP; Espectro acústico. Princípios físicos II – Como se chegou à técnica da ultrassonografia bidimensional. Funcionamento da Ultrassonografia. Formação de Ecos. Princípios físicos III – Curva de TGC; Artefatos; Escala de Cinzas. Princípios IV - Tipos de processamento da Ultrassonografia: Resolução; Freqüência e Focalização. Tutorial: Apresentação e Orientação do Curso Básico / Atividade Ecográfica na Prática. Ecografia obstétrica normal do 1º, 2º e 3º trimestres e anatomia fetal. Ecografia da placenta e cordão umbilical. Ecografia do líquido amniótico. Biometria do concepto. Rotina de execução dos exames. Anatomia da pelve feminina. Casos clínicos. Doenças  do útero e da vagina. Malformações uterinas. Doenças benignas dos anexos.  Doenças malignas dos anexos. Noções de Doppler.  Gemelaridade.  Procedimento invasivo em obstetrícia. Vitalidade Fetal ( PBF, CTG, e Doppler). Patologia da primeira metade da gestação. Malformações fetais I ( Conceitos, SNC, Tórax, e Abdômen ). Malformações II ( Geniturinário, Esqueléticas e Membros ). Desvios do crescimento fetal. Instrumentação. Erros e Aspectos Legais da Ultrassonografia.

Carga horária: 120 horas (40% de teoria e 60% de pratica, instrumentação (sábado e domingo livre)

Módulo III: Curso US Endovaginal   –  ( 1 semana )
Programa: Instrumentação; Equipamentos; Documentação e Princípios físicos. Ultrassonografia na embriogenese normal. Papel da ultrassonografia. Prenhez ectópica. Diagnóstico ecográfico de abortamento. Ultrassonografia Endovaginal em obstetrícia. Ultrassonografia vaginal no endométrio normal. Ultrassonografia Endovaginal doenças do útero: Endométrio. Ultrassonografia endovaginal em reprodução humana.  Avaliação cervical na predição do parto pré – termo. Casos Clínicos.  Ultrassonografia endovaginal doenças do útero II: miométrio e malformações. Ultrassonografia endovaginal:doenças dos anexos. Massas pélvicas e Procedimento invasivo em Ginecologia.
 
Carga horária: 50 horas (40% de teoria e 60% de prática, instrumentação)

Módulo IV: Curso de Medicina Interna – ( 6 dias )
Princípios Físicos I: Formação de Ecos. Princípios Físicos II: Interface, Curva de TGC, Artefatos; Escala de Cinzas. Resolução; Frequência e Focalização dos comandos do aparelho. Tutorial : Demonstração da Anatomia Ecográfica do abdome.  Anatomia Ecográfica do Abdome Superior.  Anatomia Ecográfica do Retroperitônio, Anatomia Ecográfica da Pelve Masculina. Anatomia Ecográfica da Pelve Feminina.  Fígado I  (Anomalias  congênitas, Patologias focais). Fígado II ( Hepatites, Esquistossomose, Esteatose, Doença hepática crônica difusa, Hipertensão portal).  Vísceras Ocas ( Anatomia ). Vísceras Ocas ( Apendicite, Apendagite, Tumores ). Pâncreas. Vias Biliares I ( Avaliação da normalidade, variedades anatômicas, Colecistite aguda e crônica, Complicações , Causas de bile espessa). Vias Biliares II ( Diagnóstico diferencial das icterícias, Dilatação árvore biliar, Tumores benignos e malignos). Baço .  Aparelho Urinário I.  Aparelho Urinário II . Próstata (Avaliação abdominal).  Documentação do Exame Ecográfico em Medicina Interna. Avaliação Teórica e Prática. Discussão de casos . Glândulas supra-renais. Grandes vasos. Correlação da ultrassonografia com outros métodos de imagem  - o que o ultrassonografista precisa saber, Léxico e sistema de laudos em ultrassonografia medicina interna, Encerramento e entrega dos certificados

Carga horária: 60 horas (40% de teoria e 60% de prática, instrumentação)


Curso Básico Geral

O Curso Básico Geral tem duração de 4 semanas em período integral de 2ª a 6ª das 8h às 17:30h e  no ultimo módulo termina no sábado às 12h, contém uma perfeita seqüência modular visando o mais completo ensino básico em ultrassonografia. Tem o melhor balanceamento de atividades teóricas e práticas disponíveis, aliadas a um ambiente agradável dimensionado especificamente para o aprendizado e conforto dos estagiários.

As aulas práticas são diárias e assessoradas pelos professores e instrutores em um grande número de exames. O aprendizado ocorre em equipamentos de diversas marcas, para treinar o estagiário a operar qualquer tipo de aparelho onde ele participa da realização de mais de 80 exames durante todo o curso. O número de alunos por sala de instrumentação é o mais adequado possível para o bom treinamento do estagiário.

Além de aprender a rotina de um serviço de ultrassonografia, o médico é orientado na confecção de relatórios. As atividades complementares compreendem o acesso a uma das mais completas bibliotecas na área e a uma videoteca multidisciplinar. Ainda há atualização em indicações clínicas, terapêuticas e cirúrgicas, aulas de revisão ao vivo, reuniões científicas e aulas de professores convidados.

A carga horária do Curso Básico Geral é de 230 horas em período integral, sendo 90 de aula teórica e 140 de prática, onde nossa experiência de mais de 20 anos permitiu demonstrar ser mais eficiente no treinamento e reciclagem em ultrassonografia.

Professores:

A FATESA/EURP conta com 23 professores altamente qualificados, sendo a maioria com mestrado e doutorado, possuem anos de experiência no treinamento da especialidade e renome nacional. Mais de dez mil alunos já foram treinados, oriundos de todos os estados do Brasil e de alguns países da América Latina.

Coordenador responsável: Prof. Dr. Francisco Mauad Filho


Investimento

Ex–aluno da FATESA/EURP possui 10% de desconto; (Consulte nosso programa de fidelidade), Professores ou médicos RESIDENTES, têm 20% de desconto, (mediante apresentação de declaração, via fax).

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES FINAIS:

Por motivos de custos administrativos, a inscrição não é devolvida, mas poderá ser trocada a data do curso, adquirir livros ou DVDs-aula da empresa Livromed .

No final do curso será entregue o certificado.

Devido ao grande número de solicitações para este curso e as vagas serem limitadas, pedimos para confirmar o período de interesse o mais breve possível.

OBSERVAÇÕES RELEVANTES:

- As datas dos cursos poderão ser alteradas pela FATESA/EURP, com aviso prévio ao aluno. As alterações das datas dos cursos realizadas pela FATESA/EURP deverão ser comunicadas com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, aos alunos. A FATESA/EURP não se responsabiliza por qualquer gasto realizado pelo aluno, em virtude destas mudanças.

- O aluno poderá solicitar a troca de data dos módulos com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias, (mediante confirmação por e-mail ou fax), caso contrário, o aluno perderá  a inscrição do módulo em questão, em virtude dos  custos operacionais (produção do material didático, agendamento de pacientes, mobilização dos funcionários, e outros).
Otra formación relacionada con Cursos de Física Médica y Radiología: