Home>Posgrados>Diseño>São Paulo>Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação - São Paulo - Brasil
 

Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação

Método: Presencial
Lugar:
Tipo: Posgrados
Loading...

Solicita información sin compromiso
IED Istituto Europeo di Design - Sede São Paulo

Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação - São Paulo - Brasil

Nombre
Apellidos
Teléfono
Teléfono Fijo [Indicativo ciudad + nº]. Ej. 12466666 (Bogotá) / Celular [nº celular sin indicativo]. Ej. 3002822222
 
 
 
 
Otro teléfono
Teléfono Fijo [Indicativo ciudad + nº]. Ej. 12466666 (Bogotá) / Celular [nº celular sin indicativo]. Ej. 3002822222
 
 
 
 
E-Mail
¿Eres Profesional?
Departamento
Mi documento es
Documento
Para enviar la solicitud debes aceptar la política de privacidad
* Campos obligatorios

En breve un responsable de IED Istituto Europeo di Design - Sede São Paulo, se pondrá en contacto contigo para informarte.
Por favor, rellena todos los campos correctamente
Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação - São Paulo - Brasil Comentarios sobre Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação - São Paulo - Brasil
Contenido:
Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação.
 
O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo apresenta como objetivo desenvolver competências e habilidades e proporcionar experiências voltadas para aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio.
  • Início previsto: Março 2017
  • Dias: segundas e quartas-feiras (+10 Encontros)
  • Horários: 19h30 a 22h45
  • Duração: 18 meses
  • Carga horária: 400 horas
  • Inscrições até: Março
Cenário:
 
O atual nível de complexidade, competitividade e eficiência praticado nos diversos setores do mercado, e da sociedade de forma geral, traz consigo uma demanda crescente por soluções cada vez mais criativas e por novas metodologias e ferramentas de inovação.

O campo do Design Estratégico configura-se como uma abordagem de entendimento “big picture” das demandas do negócio, indo além, portanto, do design tradicional relacionado mais à fase de projeto de um novo produto, serviço ou ambiente. Esta nova abordagem redefine como os desafios são abordados de forma criativa, com foco na identificação de novas oportunidades para a ação.

Como consequência, as metodologias e as ferramentas envolvidas pelo Design Estratégico tornaram-se uma alavanca para as capacidades de inovação, priorizando a entrega de valor para as pessoas e trazendo resultados significativos para as organizações.

Curso:
 
O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo apresenta como objetivo desenvolver competências e habilidades e proporcionar experiências voltadas para aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio.

O curso aborda a cultura de inovação e o pensamento estratégico no processo de criar, gerenciar e implementar novas soluções de mercado.

Neste sentido, o curso oferece uma experiência de aprendizagem voltada para profissionais e empreendedores de diversas áreas de formação, interessados na abordagem criativa para enfrentar os atuais desafios do mercado, principalmente nas áreas de gestão, branding e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Nesse sentido o curso baseia-se em um conjunto de conceitos, ferramentas e processos de inovação orientados pelo design e centrados no usuário, tais como: Metadesign, Design Thinking, Human-Centered Design, Design Driven Innovation, entre outros.

Entrega

O curso foca na preparação de um mindset dedicado ao desenvolvimento de estratégias criativas, voltado para profissionais e empreendedores de diferentes áreas. Valoriza os aspectos multidisciplinares próprios do design. Trabalha a visão sistêmica e contextual em relação às contribuições e os “afetos” dos usuários, no sentido da identificação de novas soluções em produtos/serviços, traduzindo valores e aspirações das pessoas em soluções futuras e viáveis. Ativa nos participantes a atitude de unir criatividade, metodologias de gestão e visão empreendedora para o desenvolvimento de negócios e projetos, tendo o design como catalisador do processo de geração de valor.

Durante os módulos, os alunos serão apresentados aos novos modelos de negócios apoiados pela visão criativa, sustentável e responsável por meio de desenvolvimento de projetos e workshops distintos em colaboração com professores, especialistas e profissionais inspiradores, que compartilham seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que orientam a realização de diferentes projetos.

Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do MEC-Ministério da Educação. O curso está estruturado em disciplinas (360h) e ao final do programa, o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão, projeto ou monografia, conforme a modalidade eleita para aquela turma (40h), totalizando 400h.

Objetivo:

O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do Istituto Europeo di Design –IED São Paulo apresenta como objetivo desenvolver competências e habilidades e proporcionar experiências voltadas para aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio.

O curso aborda a cultura de inovação e o pensamento estratégico no processo de criar, gerenciar e implementar novas soluções de mercado  e é voltado para profissionais e empreendedores de diversas áreas de formação, interessados na abordagem criativa para enfrentar os atuais desafios do mercado, principalmente nas áreas de gestão, branding e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Nesse sentido o curso baseia-se em um conjunto de conceitos, ferramentas e processos de inovação orientados pelo design e centrados no usuário, tais como: Metadesign, Design Thinking, Human-Centered Design, Design Driven Innovation, entre outros.

Durante os módulos, os alunos serão apresentados aos novos modelos de negócios apoiados pela visão criativa, sustentável e responsável por meio de desenvolvimento de projetos e workshops distintos em colaboração com professores, especialistas e profissionais inspiradores, que fornecerão o “know-how” e suporte para a realização de diferentes projetos. 

Metodologia:

O curso é dividido em três fases:

• Fase I - Núcleo Interdisciplinar de Fundamentação - Compreensão Avançada do Design, abordagem dos aspectos históricos, projetos, sustentabilidade e tendências socioculturais. 
• Fase II – Design e Inovação – Com foco no pensamento do design como base para os processos criativos e de inovação, as disciplinas buscam a diferenciação e mudança conceitual no desenvolvimento e nos novos modelos de projetar.
• Fase III – Business Design & Creative Leadership – Esta fase apresenta disciplinas voltadas ao gerenciamento estratégico e a visão do design como potencializador de novos negócios, além de capacitar o aluno para atuação como líder em processos criativos e de inovação aplicada

Público:

Este programa foi desenvolvido para profissionais e empreendedores de diferentes áreas: inovação, design, economia criativa, administração, marketing, projetos, engenharia, comunicação, arquitetura e outras áreas que desejam explorar seus conhecimentos e liderar processos aplicados ao desenvolvimento do projeto e conceituação do produto.

Estrutura do Curso:

Fase I - Núcleo Interdisciplinar de Fundamentação (36h)

Módulo 01 - Fundamentação Avançada em Design

• Conceitos do Design (12h)

Nesta disciplina o design será contextualizado histórica e socialmente. O aluno irá se aprofundar em temas e termos relativos ao design, a partir dos principais movimentos e nomes que marcaram a história desta área, além de estudos de caso específicos. O foco será o pensamento, os objetivos, as motivações e as responsabilidades do design na sociedade e a ética dentro desse campo. Serão destacados designers de todas as épocas que se relacionaram fortemente com a esfera social, tais como William Morris, Victor Papanek e Buckiminster Fuller. 

• Aspectos do Design Contemporâneo (12h)

O objetivo desta disciplina é explorar o design na contemporaneidade: sua intersecção com outras áreas, como ciências naturais, política, psicologia, etc.; a tendência do design que "conta uma história"; o slowdesign; a revolução das novas tecnologias digitais e o open design; o movimento maker e o que será da profissão num mundo onde todos terão acesso às ferramentas do designer. O aluno irá compreender as mutações do contexto cultural e social que influenciam as necessidades e expectativas do mercado para entender as perspectivas de evolução do design no futuro. Serão analisadas as razões porque esta área ganhou tanto espaço e é tão fundamental para os dias de hoje.

• Visual Thinking (12h)

A capacidade de síntese e a visualização de processos, demandas, problemas e soluções é uma das competências necessárias para as soluções de design na atualidade. Nesta disciplina o aluno será apresentado a algumas maneiras de se fazer visualizações através de estudos de caso e conhecerá as ferramentas que as possibilitam (Storytelling, Mind Maps, etc). Além da representação visual, o registro, a apresentação destas visualizações e a explicação das mesmas são habilidades a serem desenvolvidas através de exercícios práticos. 

Módulo 02 –Design Research (36h)

• Metadesign (18h)

Metadesign é uma abordagem projetual voltada desenvolvimento de processos visando o atendimento de demandas reais, caracterizadas pela complexidade do mundo atual. Baseado nos estudos sobre o “Pensamento Sistêmico”, seu objetivo é qualificar e planejar o projeto a partir de relações com outros sistemas nos quais o mesmo está interconectado, assim contribuir para estruturação do repertório do aluno, sobre o melhor entendimento do desafio visando direcionamento estratégico do projeto e sua implementação. Neste sentido, a disciplina irá abordar uma série de ferramentas práticas relacionadas ao design para estimular o surgimento e novas oportunidades e perspectivas através de uma visão sistêmica. 

• Pesquisa Etnográfica (18h)

Os alunos serão capacitados a utilizar-se de pesquisas de Etnografia Rápida, uma técnica voltada ao design que se difere em termos de processos e metodologias do modelo antropológico original. Algumas de suas características são:

a. Mergulhar no contexto onde as pessoas vivem, trabalham e se socializam;
b. Entender de forma experiencial, não apenas intelectual;
c. Perceber o que sentem;
d. Gerar insights e oportunidades inesperadas.

Fase II - Design e Inovação

Módulo 03 – Processos de Design (36H)

• Processos de Significação do Design (18h)

Garantir coerência, coesão e credibilidade ao conceito e ao significado das estratégias compreendidas pelas estratégias propostas pelos alunos. Fornecer instrumentos básicos e metodológicos para a semiótica em geral para que o profissional consiga desenvolver análise de soluções imersas em nosso cotidiano bem como objetos e sistemas de informação. Semiótica discursiva, Design da Experimentação, Interdisciplinaridade no Design, Iconografia Urbana e qualidade de vida.

• Gestão de Design Estratégico (18h)

Esta disciplina visa promover o exercício de estruturação dos processos criativos e práticas de inovação relacionadas ao design estratégico. Apresentação e análise das abordagens de gestão de projetos, além de visões metodológicas utilizadas no desenvolvimento de projeto para novas soluções em produtos e serviços nos diversos segmentos de mercado. Visando o alinhamento da cadeia de valor do negócio, com o comportamento das pessoas, conectados com valores contextuais e com as expectativas relacionadas à inovação social. 

Módulo 4 - Sustentabilidade e Design (36H)

• Sustentabilidade e Responsabilidade Social (18h)

Apresenta conceitos, ferramentas e estratégias de desenvolvimento sustentável e suas respectivas interelações com o campo do design social. Possui como abordagem geral o estudo da interdepência do tema com os sistemas de funcionamento social, ambiental e econômico. O objetivo é que o aluno perceba os desdobramentos do conceito de sustentabilidade no desenho de processos de inclusão e inovação social.

• Tendências Socioculturais (18h)

Este módulo tem por objetivo analisar o processo da evolução do conceito de design em distintas culturas; compreender as raízes da relação de valores atribuídas ao design no mercado atual; compreender as mutações do contexto cultural e social que influenciam as necessidades e expectativas dos usuários e por fim prospectar cenários para entender as perspectivas de evolução do design no futuro.

MÓDULO 5 - DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL (36H)

• Gestão da Inovação (18h)

O papel da cultura de inovação e suas dimensões estratégicas de inovação nas instituições e sua importância no novo cenário competitivo. Apresentação dos instrumentos de gerenciamento da cadeia de inovação a partir da contribuição conceito “Human- Centered Design” como ferramenta estratégica que vem assumindo um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de novos negócios.

• Workshop II – Design Thinking (18H)

A disciplina fornecerá subsídios para o entendimento da metodologia de Design Thinking e sua aplicação como ferramenta de inovação. O objetivo desta disciplina é trabalhar com os alunos as fases de Imersão, Ideação, Prototipagem e Teste como processos de criatividade que possibilitam desenvolvimento de projetos cada vez mais centrados nos usuários como diferencial estratégico.

MÓDULO 06 – MARKETING E BRANDING (36H)

• Branding e Design 

Compreender os processos de gestão estratégica da marca e da identidade de uma empresa através dos diversos meios de comunicação, aprendendo neste contexto, como as experiências estão sendo construídas e observadas acerca do consumidor. Gerenciar relacionamentos (físico e emocional) entre os clientes e empresa, articulando valores (tangíveis e intangíveis) durante as experiências vivenciadas entre marca e os clientes.

• Planejamento Estratégico de Marketing 

Análise dos processos de comunicação e compreensão das técnicas avançadas de marketing (Análise SWOT, Benchmarking, etc) necessárias ao processo de definição do posicionamento de um novo produto ou serviço no mercado e ao plano estratégico das empresas, como um importante instrumento de gestão para as organizações que atuam em cenários complexos e em transformação. 

MÓDULO 07 – DESIGN DE SERVIÇOS (36H)

• Design de Serviços 

Como forte tendência do cenário social, econômico e tecnológico atual, pode-se afirmar que a tangibilização de todos os processos de inovação voltados ao mercado, tanto para serviços quanto para produtos, deverão assumir ou interagir em algum momento a lógica da área de serviços, por este motivo, os alunos serão apresentados nesta disciplina às metodologias e às ferramentas necessárias ao domínio dos conceitos de Design de Serviços, que deverão assumir cada vez mais importância estratégica em relação ao mercado.

• Workshop III - Design Disruptivo (18h)

Em oposição a estratégias evolucionárias, a inovação que utiliza uma estratégia disruptiva é capaz de transformar radicalmente uma situação, pois preenche espaços antes despercebidos. Este conhecimento é essencial no campo social, onde existe a necessidade de se criar novos mercados e cadeias de valor. Nesta disciplina o aluno deverá praticar o pensamento disruptivo, buscando de maneira criativa desenvolver processos inovadores que gerem serviços com novos valores e vantagens. 

FASE III BUSINESS DESIGN & CREATIVE LEADERSHIP

MÓDULO 08 – FINANÇAS E ECONOMIA CRIATIVA (36H)

• Finanças e Design (9h)

Discussão de conceitos básicos aplicados à gestão financeira das empresas, que impactam no processo de tomada de decisão e mensuração de resultados. Entendimento dos mecanismos de análise de desempenho financeiro, assim como sua relação com a gestão de projetos e o design.

• Design de Modelo de Negócios (9h)

Esta disciplina apresenta o conceito de Business Design como processo de gerenciamento dos conhecimentos relativos às estratégias para a solução dos problemas baseados nos indícios fornecidos pelo mercado.Business Model Generation, Análise SWOT, Blue Ocean Strategy entre outras são conceitos e ferramentas utilizadas no projeto de construção ou discussão do modelo com foco em valor.

• Cadeias Híbridas de Valor (9h)

O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno a visão estrutural de Cadeia de Valor para o negócio, visando instrumentar a possibilidade de proposição de novas soluções de mercado ou melhoria de arranjos produtivos existentes. Como estímulo cultura da inovação, as abordagens serão focadas na identificação de novas estratégias de negócio que gerem resultados para o setor privado e social de forma simultânea. 

• Negociação e Fontes de Captação de Recursos (9h)

Discussão sobre o processo de identificação linhas de financiamento e viabilização de recursos disponíveis para projetos de design e inovação, assim como entendimento do processo de negociação baseado na análise de desempenho financeiro.

MÓDULO 09 – CULTURA ORGANIZACIONAL(42H)

• Facilitação e Gestão de Equipes (12h)

Esta disciplina apresenta ao aluno os conceitos de proatividade, facilitação e liderança em projetos de design estratégico, assim apresenta as diversas características de liderança, adquirindo informações sobre o desenvolvimento, comprometimento, engajamento de pessoas e a construção de times. 

Através do desenvolvimento da habilidade de gerenciar e valorizar pessoas, aplicar as melhores ferramentas para montagem de equipes para o desenvolvimento dos projetos.

• Seminários Temáticos (30h)

Para favorecer o networking entre os alunos, professores e profissionais convidados, ao longo do curso haverão 10 encontros com debates sobre temas contemporâneos de mercado, workshops e palestras com temas transversais aos cursos sobre os desafios do mercado profissional: networking, coaching e mentoring.

MÓDULO 10 – GESTÃO DO DESIGN ESTRATÉGICO (36H)

Gestão do Design Estratégico

• Projeto Sistêmico de Design Estratégico (18h) 

Proposição de projeto de design estratégico das fases de mapa de empatia, análise com “stakeholders”, definição de propósito, ideação, planejamento, Análise SWOT e mapeamento de recursos necessários ao projeto, visando à valorização de uma solução comprometida com os desafios criativos com resultados identificados.

• Empreendedorismo e Economia Criativa (18h)

A disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos de economia criativa, caracterizados por atividades de mercado que articulam a criação, produção e distribuição de produtos e serviços.

Apresenta como elemento de principal o valor a gestão do conhecimento, da criatividade e do capital intelectual como principais recursos produtivos, visando instrumentar a visão empreendedora e criativa dos participantes em relação à melhor articulação da cadeia de valores agregados envolvidos em uma atividade criativa, em relação ao exercício de identificação de novas oportunidades e em relação ao estimulo para a análise de viabilidade e dos resultados desejados para novos projetos.

Orientação de Projeto Final:

Trabalho de Conclusão de Curso 

O Projeto Final é etapa necessária e obrigatória para receber a certificação de conclusão do curso. Ao longo do percurso formativo, o aluno escolherá o tema do seu projeto final e durante o módulo específico, será orientado por professores.

Gestão do Conhecimento e Metodologia Cientifica

Metodologias e Estratégias para gestão e apresentação dos conteúdos gerados pelo curso e pelo TCC.


Coordenação:

Fabiano Virginio Pereira é Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian 

Design pelo IED de Milão, Participou, comoconvidado, da iniciativa Modern Walking Lab -Innovative Mobility in the Postautomobile Era, promovida pela Humboldt University de Berlim.

Atua como consultor de Design Estratégico para empresas e entidades, tais como Senai, Sebrae, Cried e The Impact HubSP, para diversas aplicações: Processos de Inovação, Design Thinking e Gestão do Conhecimento. É um dos criadores do projeto "Experimentando Design Thinking", que desenvolve workshops e experiências práticas na geração de soluções inovadoras para empreendedores e agentes de inovação social.

Possui cerca de 15 anos de experiência na área acadêmica, como professor e coordenador de cursos e atualmente é responsável pela coordenação geral dos cursos de Pós-Graduação do Istituto Europeo di Design -IED São Paulo.

Designer com 17 anos de experiência, atuou também em empresas multinacionais como Philips Design, na qual desenvolveu projetos voltados para o mercado global e participou de workshops internacionais de inovação e novas oportunidades de mercado. Participou também como jurado dos prêmios: Inova SENAI 2010, Abilux 2010 e Museu da Casa Brasileira 2012. Projetos premiados e selecionados: Vencedor do prêmio Roche de Intervenção Espacial 2012, IF Hannover Design Awards 2009 -Semifinalista na categoria de concepção inovação para novos produtos.

O IED São Paulo.
 
O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, primeira unidade fora da Europa, foi inaugurado em 2005, quando o Brasil iniciava seu crescimento econômico. Os grandes recursos naturais de um lado e a afirmação dos próprios valores culturais do outro lançaram o Brasil na dimensão dos países que podem fazer a diferença na nova ordem econômica mundial que se desenha.
Otra formación relacionada con Posgrados de Diseño: